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Free Flow na Via Dutra começa em 6 de dezembro com pedágio eletrônico
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Free Flow na Via Dutra começa em 6 de dezembro com pedágio eletrônico

Sistema elimina cancelas e calcula tarifas automaticamente por trecho percorrido na região metropolitana

Redação
Redação

27 de novembro de 2025 ·

O sistema de pedágio eletrônico Free Flow entra em operação na Via Dutra a partir de 6 de dezembro, conforme deliberação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em reunião realizada nesta terça-feira (25). A implementação abrange o trecho entre São Paulo e Arujá (km 231 ao 204) e é parte do contrato de concessão da CCR Motiva.

A concessionária investiu R$ 1,4 bilhão em melhorias no trecho, incluindo a criação de novos acessos das pistas marginais para as pistas expressas. Desde agosto, testes de fluxo e leitura de tags e placas vêm sendo realizados nos pórticos do sistema, sem cobrança de tarifas.

Como funciona o novo sistema

O Free Flow elimina a necessidade de paradas nos pedágios através de pórticos de leitura automática que registram a passagem dos veículos e calculam o trecho percorrido. As tarifas são programadas conforme dia, horário da semana e feriados prolongados, com valores exibidos em painéis eletrônicos nas pistas marginais.

Motoristas que circulam pela pista marginal no sentido São Paulo podem optar por acessar a pista expressa no km 228,850. Entre as opções de destino estão Rodovia Fernão Dias (R$ 0,25), Avenida Tiradentes (R$ 0,52), Aeroporto (R$ 1,37) e Jardim Aracília (R$ 2,82).

Alternativas de pagamento

A CCR Motiva disponibilizará dois totens de autoatendimento para pagamento presencial nas bases da concessionária em São Paulo e Arujá. A empresa não emite boletos para pagamento da tarifa, mas estabeleceu parceria com postos de serviço às margens da rodovia.

Inicialmente, o pagamento estará disponível no posto de serviço localizado no km 210, no sentido São Paulo (Rede Duque). A concessionária já conversou com mais de 6 mil pessoas em ações de orientação e manterá essas atividades até o final do ano.

Impacto na mobilidade

Antes da implantação, quem trafegava por Guarulhos não tinha opção de entrar na via expressa e era obrigado a seguir apenas pela pista marginal. Com as novas conexões, o motorista pode escolher entre continuar na pista marginal gratuita ou utilizar a pista expressa com pagamento pelo Free Flow.

As melhorias representam a maior transformação já realizada na rodovia, com novas faixas expressas, marginais e dispositivos de acesso que redefinem a experiência de quem trafega pelo trecho mais movimentado do país.

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