Frente fria avança pelo Brasil com previsão de até 200 mm de chuva em alguns estados
Sistema meteorológico provoca temporais isolados e organiza canal de umidade que afetará várias regiões até domingo.
Uma frente fria avança pelo território brasileiro nesta primeira semana de dezembro, provocando mudanças significativas no tempo em diferentes regiões. O sistema, que começou a atuar no extremo Sul, deve trazer chuva, risco de temporais isolados e ventos fortes. Em algumas áreas, os acumulados de chuva podem chegar a 200 milímetros, conforme projeção da MetSul Meteorologia.
A combinação de uma área de baixa pressão no Sul com uma grande massa de ar quente sobre o Centro-Sul do país, entre segunda (1º) e terça-feira (02), cria as condições para as instabilidades. A frente fria deve avançar, organizando um canal de umidade que provocará chuva frequente em uma ampla faixa do país até o próximo domingo (07).
Regiões e cronograma de impacto
Na região Sul, a chuva e os temporais isolados começaram nesta segunda-feira (01), conforme o ar mais ameno avança pelo Rio Grande do Sul. A MetSul destaca a concentração de chuva em Porto Alegre entre segunda (1º) e terça-feira (02).
O sistema avança pelo Atlântico e afeta o Sudeste e o Centro-Oeste com chuvas localmente fortes e temporais isolados entre terça e quinta-feira (04). Em São Paulo, os efeitos são esperados entre o fim da terça (02) e a manhã de quinta (04), enquanto no Rio de Janeiro, o período de chuva está previsto entre quarta (03) e sexta-feira (05).
Canal de umidade e maiores acumulados
Entre quinta-feira (05) e domingo (07), a frente fria deve ficar "semi-estacionária" na altura do Espírito Santo e do sul da Bahia. Nessa posição, o sistema organiza um canal de umidade que provocará chuva frequente em uma faixa que abrange Mato Grosso, Goiás, Tocantins, norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
Os maiores volumes de chuva são esperados justamente onde esse canal atuará com mais força. Os mapas do modelo europeu (ECMWF), analisados pela MetSul, indicam que os acumulados podem variar de 100 mm a 200 mm por dia em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
Nos estados do Sul e em São Paulo, os acumulados tendem a ser menores na média, embora pancadas fortes isoladas possam ocorrer. O sistema também tem potencial para provocar vento forte e granizo em algumas localidades.
Deixe seu Comentário
0 Comentários