Fuvest 2026: segundo dia da 2ª fase tem questões sobre meio ambiente e cultura geek
Taxa de abstenção no segundo dia foi de 6,86%, com 2.115 candidatos ausentes dos 30.787 convocados.
O segundo dia da 2ª fase do Vestibular da Fuvest 2026 foi realizado nesta segunda-feira (15) e apresentou questões interdisciplinares sobre temas como meio ambiente e cultura pop. Os candidatos responderam a 12 questões discursivas, com conteúdo específico da carreira escolhida: matemática, física e química para exatas; biologia e química para biológicas; história e geografia para humanas.
A etapa registrou uma taxa de abstenção de 6,86%, o que representa 2.115 ausentes entre os 30.787 convocados. No primeiro dia, realizado no domingo (14), o índice foi de 5,94%. Considerando os dois dias, a abstenção geral na 2ª fase ficou em 6,40%.
Temas da Prova
Questões ambientais tiveram destaque nas provas. A Amazônia Legal foi tema em Geografia, enquanto Física abordou energia e luz solar. Mudanças climáticas e seus impactos nos oceanos foram explorados em questões de Geografia e Biologia.
Em História, os oceanos foram objeto de uma pergunta sobre as Grandes Navegações. A prova também abordou os eventos na Praça da Paz Celestial, na China em 1989; a Grande Depressão de 1929; e, a partir de textos de Machado de Assis e da moçambicana Paulina Chiziane, o voto censitário no 2º Reinado e as condições das colônias portuguesas na África.
Cultura Geek e Elementos Inusitados
A cultura geek marcou presença. Em Química, uma questão usou como gancho o filme "De Volta para o Futuro" – que completou 40 anos em 2025 – para tratar da utilização da latinha de alumínio como combustível. Em Física, foi cobrado o cálculo do deslocamento das teias lançadas pelo Homem-Aranha, personagem da Marvel Comics.
O milho apareceu em duas disciplinas: uma questão sobre o "voo da pipoca" em Física e outra, em Química, que usou como base a música "Festa do Milho", interpretada por Luiz Gonzaga, para abordar o ciclo do milho.
Abstenções por Cidade
A cidade com a maior média de abstenção no segundo dia foi Limeira, com 8,76%. Na capital paulista, o índice foi de 6,70%. As cidades que registraram as menores taxas de ausência foram São Carlos (4,76%), Ribeirão Preto (5,12%) e São Paulo (capital, 6,70%).
O processo seletivo segue agora para as etapas de correção das provas discursivas. A Fuvest é o vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) e no curso de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Deixe seu Comentário
0 Comentários