Publicidade

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 estarão abertas de 3 a 6 de fevereiro. O edital foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (22). O programa, destinado a estudantes de baixa renda, ofertará mais de 112 mil vagas em cursos de graduação de instituições privadas ao longo do próximo ano.

Para concorrer, os candidatos precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e nota acima de zero na redação. A renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar três salários mínimos, o que equivale atualmente a R$ 4.863.

Vagas e ordem de classificação

Publicidade

Do total de vagas para 2026, 67.301 estão disponíveis para o primeiro semestre e outras 44.867 para o segundo. A classificação dos inscritos seguirá a ordem decrescente das notas do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.

O processo estabelece uma ordem de prioridade. A primeira é para candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca foram beneficiados pelo Fies. Em seguida, vêm aqueles que não se formaram, mas já tiveram e quitaram o financiamento. A terceira prioridade é para graduados que nunca usaram o programa, e a última para formados que já foram beneficiados e quitaram o débito.

Etapas do processo seletivo

O Fies terá chamada única e lista de espera. O resultado da pré-seleção será divulgado em 19 de fevereiro. Os estudantes aprovados deverão complementar a inscrição no sistema Fies Seleção entre os dias 20 e 24 do mesmo mês.

Anualmente, o programa realiza dois processos seletivos regulares, um por semestre. Após esses períodos, podem ser abertos processos para vagas remanescentes, com o objetivo de ocupar os postos que eventualmente não foram preenchidos.