O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (16), no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. O encontro teve como objetivo celebrar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE), aprovado no dia 9 de janeiro.
Conforme informou o Palácio do Planalto, o chefe do Executivo brasileiro e Von der Leyen discutiram temas da agenda internacional e os próximos passos do tratado. A assinatura formal do acordo está prevista para este sábado (17), em Assunção, no Paraguai, onde o Brasil será representado pelo chanceler Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores.
Momento simbólico após décadas de negociação
O governo brasileiro considerou o encontro desta sexta-feira como um momento simbólico da reta final das negociações. A reunião também consolida a imagem do presidente Lula como principal articulador no avanço do tratado, após mais de duas décadas de impasses diplomáticos.
O acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul foi finalizado após mais de 20 anos de discussões. O desfecho do processo foi marcado pela ofensiva diplomática do presidente Lula, que se destacou como protagonista do acordo, articulando o suporte necessário para destravar as negociações.
Superando resistências históricas
O esforço do presidente brasileiro concentrou-se em neutralizar resistências históricas, principalmente no setor do agronegócio europeu, que temia a competitividade da produção sul-americana. A assinatura do acordo abre uma nova fase de integração comercial, que deve redefinir o fluxo de investimentos entre o Cone Sul e o continente europeu.
*Com informações da DW e do Palácio do Planalto.