A secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, será a nova ministra do órgão a partir de abril, substituindo Rui Costa. A indicação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e confirmada pelo próprio ministro em entrevista a uma rádio baiana nesta quinta-feira (29). Rui Costa deixará o governo em março para concorrer a uma vaga no Senado pela Bahia nas eleições deste ano.
O ministro afirmou que a prioridade do presidente foi manter a continuidade das ações de governo, optando por alguém que já integra a equipe. "O presidente já comunicou a sua escolha tanto a mim quanto à Miriam. Ela foi ministra do Planejamento, trabalha muito, é uma técnica competente e assume o ministério no início de abril", disse Costa.
Descompatibilização eleitoral motiva mudanças
A saída de Rui Costa integra uma série de mudanças no primeiro escalão do governo Lula devido à descompatibilização eleitoral. Ministros que desejam disputar as eleições de outubro precisam deixar seus cargos até 31 de março, seis meses antes da votação. Além de Costa, também deixarão seus postos os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT); das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT); e da Educação, Camilo Santana (PT).
A Casa Civil é considerada um dos principais centros administrativos do governo federal, responsável por articular a execução de políticas públicas entre os demais ministérios. Rui Costa, ex-governador da Bahia, comanda o órgão desde o início do terceiro mandato de Lula, em 2023.
Trajetória da nova ministra
Miriam Belchior é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e integra o governo Lula desde o início do mandato, ocupando o cargo de secretária-executiva da Casa Civil, função considerada o braço direito do ministro.
Sua trajetória no serviço público é extensa. Ela foi ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão entre 2011 e 2014, durante o governo de Dilma Rousseff. Posteriormente, presidiu a Caixa Econômica Federal entre 2015 e 2016. Anteriormente, entre 2003 e 2010, já havia atuado na Casa Civil, sendo responsável pelo monitoramento de projetos federais e pela articulação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Antes de atuar no governo federal, Belchior ocupou cargos na Prefeitura de Santo André (SP), como secretária de Administração e Modernização Administrativa e, posteriormente, secretária de Inclusão Social e Habitação, entre 1997 e 2002. Ela foi casada com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), morto em 2002.
Transição e próximos passos
A transição na Casa Civil está programada para ocorrer de forma ordenada, com Miriam Belchior assumindo oficialmente o ministério no início de abril. A expectativa é que sua experiência prévia no órgão e seu conhecimento da máquina pública facilitem a continuidade dos trabalhos.
Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), a nova ministra tem larga experiência como repórter e editora, antes de migrar para a carreira pública.