O Oklahoma City Thunder escreveu seu nome na história da NBA ao conquistar seu primeiro título da liga neste domingo (22/06/2025), derrotando o Indiana Pacers por 112-95 em jogo disputado no Paycom Center, em Oklahoma City (EUA). A vitória coroou uma temporada dominante do time, que terminou com o melhor recorde da liga na fase regular (62-20).
Domínio no segundo tempo
O jogo foi equilibrado até o terceiro quarto, quando o Thunder, liderado pelo MVP da temporada Shai Gilgeous-Alexander (29 pontos e 12 assistências), começou a abrir vantagem. A diferença chegou a 22 pontos no último período, deixando poucas chances de reação para os Pacers, que disputavam sua primeira final em 48 anos.
Lesão de Haliburton pesa para Indiana
O momento decisivo ocorreu aos 4min55s do primeiro quarto, quando Tyrese Haliburton, principal jogador do Pacers, sofreu lesão no tendão de Aquiles e precisou deixar a partida. Sem seu líder (que vinha com média de 22,3 pontos e 9,8 assistências nos playoffs), o time de Indiana não conseguiu manter o ritmo ofensivo.
Time completo
Além de Gilgeous-Alexander, outros jogadores foram decisivos: Luguentz Dort com defesas cruciais, Jalen Williams com 20 pontos e Alex Caruso com atuação equilibrada em ambos os lados da quadra. O Thunder terminou os playoffs com impressionantes 14-4 (vitórias-derrotas).
Contexto histórico
Fundado em 2008, o Thunder chegou às finais em 2012, mas foi derrotado pelo Miami Heat. Agora, com o elenco mais jovem a vencer o título desde os Warriors em 1975 (idade média de 24,3 anos), a franquia se consolida como nova potência da NBA.
Gilgeous-Alexander, de 26 anos, foi eleito MVP das finais após média de 31,2 pontos, 7,4 assistências e 5,8 rebotes na série decisiva. "É um sonho que se torna realidade", declarou o armador canadense durante a cerimônia de premiação.
Próximos passos
Com todos os jogadores-chave contratados para a próxima temporada, o Thunder é apontado como favorito para repetir o título em 2026. Já os Pacers terão que lidar com a recuperação de Haliburton, cujo tempo de afastamento ainda não foi determinado.
Deixe seu Comentário
0 Comentários