Mais de 500 garrafas de vidro foram apreendidas e 292 multas de trânsito foram aplicadas neste sábado (14) durante as operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro no Carnaval. As ações, que mobilizaram quase dois mil agentes, ocorreram em cerca de 50 blocos de rua e nas regiões da Marquês de Sapucaí e da Intendente Magalhães.
O foco foi o ordenamento urbano e a repressão ao comércio ambulante irregular durante os desfiles do Cordão da Bola Preta, do Céu na Terra e da Banda de Ipanema, que transcorreram sem incidentes graves. Além das garrafas, sendo 78 delas de bebidas destiladas, foram confiscados itens como churrasqueiras e carrinhos de mercado irregulares.
Prisão e apreensão de armas
Durante o controle de acesso aos blocos, guardas municipais efetuaram uma prisão em flagrante por furto de celular e recolheram dez facas de ambulantes. As equipes atuaram nas concentrações, trajetos e dispersão dos foliões para garantir a segurança.
Operação no Sambódromo e controle de trânsito
No entorno do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, onde ocorreram os desfiles da Série Ouro, agentes da Coordenadoria de Controle Urbano abordaram 298 ambulantes. Foram montados 81 pontos de bloqueio de trânsito apenas nessa área, resultando na remoção de 43 veículos para depósitos públicos, com apoio de 60 viaturas e oito reboques.
No interior do Sambódromo, as equipes se posicionaram próximas aos postos de saúde e aos acessos às arquibancadas. Agentes da Ronda Maria da Penha atuaram em pontos estratégicos da avenida na prevenção à violência contra a mulher.
Atendimentos e serviços de apoio
A Guarda Municipal prestou mais de dois mil atendimentos à população ao longo do dia, a maioria para orientação. Os postos de saúde na Passarela do Samba atenderam 435 pessoas neste segundo dia de desfiles.
Em ações complementares, a Comlurb recolheu 198,5 toneladas de resíduos no sábado e equipes de assistência social distribuíram quase 700 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes.