Publicidade

Uma parede de uma casa desmoronou na madrugada do último domingo (01) no bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O incidente, que mobilizou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal, levou à interdição de oito residências de um mesmo conglomerado. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a Defesa Civil, o órgão foi acionado pelos Bombeiros às 3h53. Ao chegar ao local, todos os moradores já haviam sido retirados das casas. Uma análise preliminar aponta que o desabamento pode ter sido provocado por uma obra em um terreno vizinho.

Moradores são realocados e casas são interditadas

Publicidade

Durante a vistoria inicial, foram encontrados sete moradores nas oito casas. Segundo os próprios residentes, um deles estava trabalhando no momento. Outros dois moradores de um imóvel vizinho também foram retirados preventivamente devido a trincas e rachaduras.

Todos os afetados foram assistidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Dez pessoas precisaram deixar os imóveis, sendo seis idosos encaminhados para a Vila Dignidade e outras três pessoas, com menos de 60 anos, para a Casa do Caminho.

Empresa responsável pela obra se pronuncia

Nesta segunda-feira (02), uma nova vistoria técnica foi realizada com a presença do responsável pela obra, do proprietário do imóvel atingido e da Defesa Civil. Ficou determinada a interdição de quatro casas que fazem divisa direta com a obra.

Em nota, a FAJ Empreendimentos informou que está ciente do desabamento parcial de um muro de divisa de cerca de dois metros, utilizado como parede de um quarto do imóvel vizinho. A empresa afirmou ter disponibilizado toda a documentação técnica e legal da obra às autoridades, incluindo licenças e laudos, e que as causas do desabamento ainda estão sendo apuradas.

Chuvas intensas causam estragos pelo país

O fim de semana foi marcado por chuvas intensas em diversos estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível “perigo” para o domingo. Em São Paulo, o Corpo de Bombeiros registrou 65 ocorrências de quedas de árvores, seis chamadas para desabamentos e 13 atendimentos por enchentes na capital e região metropolitana.

Outro desabamento grave foi registrado no Rio de Janeiro, onde cerca de quatro imóveis no entorno do Estádio do Maracanã desabaram na madrugada desta segunda-feira (02), deixando uma mulher morta e nove pessoas feridas.