Publicidade

A Ring, empresa de segurança da Amazon, anunciou nesta quarta-feira (5) a expansão de sua funcionalidade "Search Party", que usa inteligência artificial para encontrar cães perdidos. Pela primeira vez, o recurso estará disponível para todas as pessoas nos Estados Unidos, mesmo aquelas que não possuem câmeras Ring.

Lançado no outono do ano passado, o "Search Party" utiliza IA para analisar gravações das câmeras de vizinhos em busca de possíveis correspondências com animais desaparecidos. Quando um pet é reportado como perdido no aplicativo Neighbors, da Ring, as câmeras externas próximas escaneiam automaticamente as imagens.

Como funciona a busca comunitária

Publicidade

Se um possível cão correspondente for identificado pela IA, o proprietário da câmera recebe um alerta. Ele pode, então, optar por compartilhar os vídeos relevantes com o dono do animal desaparecido, sem revelar seu número de telefone – a comunicação é feita diretamente pelo aplicativo.

A Ring afirma que, desde o lançamento, o recurso tem reunido mais de um cão por dia com seus donos. Anteriormente, o "Search Party" estava restrito a clientes que tinham uma câmera Ring instalada.

Expansão e investimento social

"Agora, donos de animais podem mobilizar toda a comunidade – e as comunidades são capacitadas a ajudar – para encontrar pets perdidos de forma mais eficaz do que nunca", destacou o fundador da Ring, Jamie Siminoff, em comunicado. "É por isso que acreditamos que é tão importante disponibilizar este recurso para qualquer pessoa que compartilhe um post sobre um cão perdido no Neighbors", completou.

Paralelamente à expansão, a Ring anunciou um compromisso de US$ 1 milhão para equipar abrigos de animais com sistemas de câmera Ring. A meta é auxiliar 4 mil abrigos nos EUA, ampliando a rede de busca e aumentando as chances de reencontro entre cães e donos.

Parcerias e contexto

A empresa já mantém colaborações com organizações não governamentais como a Petco Love e a Best Friends Animal Society, e está aberta a novas parcerias. A iniciativa se insere no esforço contínuo da Ring de utilizar sua rede de dispositivos conectados e tecnologia de IA para fins de segurança pública e comunitária além da vigilância residencial tradicional.