O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (23) o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para 2026. A principal novidade anunciada é que o processo seletivo considerará, a partir do próximo ano, o melhor resultado obtido pelo candidato entre as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Sisu é o programa do governo federal que utiliza as notas do Enem para selecionar estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. A edição de 2026 oferecerá 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de 136 universidades.
Maior número de instituições participantes
De acordo com o MEC, a edição de 2026 do Sisu terá a maior quantidade de instituições de ensino participantes desde a implantação do programa. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 19 a 23 de janeiro de 2026 e devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A primeira chamada de aprovados está prevista para o dia 26 de janeiro de 2026. O prazo para matrículas terá início em 2 de fevereiro do mesmo ano.
Quem pode se inscrever
Podem participar do Sisu 2026 apenas os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio e que não tenham zerado a redação do Enem. Cada pessoa poderá se inscrever em até duas opções de curso durante o período de inscrições.
O edital completo com todas as regras, cronograma e critérios do Sisu 2026 está disponível para consulta no site oficial do MEC. Os candidatos devem acessar o documento para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo.