O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre as inscrições para o primeiro semestre de 2026 nesta segunda-feira (19). O processo oferece 274 mil vagas em cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas federais, estaduais e municipais de todo o país.
A seleção é totalmente gratuita e realizada com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pela primeira vez, o sistema considerará automaticamente a melhor nota válida do candidato entre as edições de 2023, 2024 e 2025 do exame.
Como funciona a inscrição
As inscrições ficam abertas até sexta-feira (23) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para participar, é obrigatório ter uma conta ativa no gov.br.
O candidato pode escolher até duas opções de curso, ordenando uma como primeira e outra como segunda preferência. Os requisitos para inscrição são: ter concluído o ensino médio, ter participado de uma das edições válidas do Enem (2023, 2024 ou 2025) e não ter zerado a redação.
Acompanhamento e notas de corte
As notas de corte, que indicam a menor pontuação para ficar entre os selecionados em cada curso, começam a ser divulgadas a partir da terça-feira (20), segundo dia de inscrições. Os estudantes podem acompanhar sua classificação parcial e as atualizações das notas diariamente até o encerramento do prazo.
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um portal de consulta de vagas onde é possível pesquisar todas as ofertas por curso, município ou instituição de ensino.
Processo seletivo em etapa única
Assim como na edição anterior, o Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição para todas as vagas ofertadas no ano letivo. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026.
Todos os estudantes selecionados, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, deverão realizar a matrícula no período estabelecido no edital de cada instituição de ensino.