A Spotify está disponibilizando para seus assinantes Premium nos Estados Unidos e no Canadá uma nova ferramenta de criação de playlists impulsionada por Inteligência Artificial (IA). Chamada de "Prompted Playlists", a funcionalidade permite que os usuários gerem listas de reprodução descrevendo, com suas próprias palavras e em detalhes, o que desejam ouvir.
O recurso representa uma evolução de um produto anterior de playlists por IA, lançado em 2024, que aceitava comandos mais simples. Agora, a plataforma de streaming musical busca oferecer uma experiência mais conversacional e personalizada, analisando o histórico completo de escuta do usuário desde que se cadastrou no serviço.
Como funciona a criação com linguagem natural
A "Prompted Playlists" não exige que o usuário tenha conhecimento técnico sobre música. Em uma demonstração para a imprensa, a Spotify exemplificou com um prompt extenso: *"Encontre um artista que eu ainda não ouvi, mas que provavelmente amaria, ou um artista do qual só ouvi uma ou duas músicas, e me apresente a ele. Crie uma playlist de músicas que me dê uma visão geral do catálogo dele, para que eu sinta que estou conhecendo-o. Coloque as músicas que você acha que eu mais vou gostar nas cinco primeiras posições."*
Segundo J.J. Italiano, Chefe de Curadoria e Descoberta Musical Global da Spotify, o objetivo é democratizar a criação de playlists. "Para a maioria das pessoas, [a curadoria] não faz parte do seu trabalho. Você nem sempre tem tempo ou energia para criar a playlist perfeita toda vez que seu humor muda, e é aà que as 'prompted playlists' entram", afirmou Italiano, cuja equipe é responsável por listas populares como "Today’s Top Hits" e "Rap Caviar".
Personalização e quebra de padrões
Por padrão, as playlists são personalizadas com base no histórico do criador. No entanto, os usuários podem instruir a IA a ignorar suas preferências para descobrir novos artistas e gêneros, saindo de seus hábitos usuais. Os prompts podem ser inspirados em qualquer contexto, como o clima ou uma série de TV favorita, sem necessidade de incluir terminologia musical.
A ferramenta também introduz um novo elemento social: os prompts são compartilháveis. Isso pode dar origem a um novo tipo de criador de conteúdo, especializado em elaborar descrições que outros usuários queiram testar. A playlist resultante, contudo, será única para cada pessoa, adaptada ao seu gosto individual.
Fase beta e disponibilidade limitada
A funcionalidade, que havia sido testada anteriormente na Nova Zelândia, permanece em fase beta e terá alguns limites de uso, que podem ser ajustados com o tempo. Por enquanto, está disponÃvel apenas no idioma inglês. A empresa não informou quando a "Prompted Playlists" será lançada globalmente, priorizando o aprendizado com os mercados iniciais antes de expandir.
O produto anterior de playlists por IA da Spotify não será descontinuado e continuará funcionando em paralelo com a nova versão, que a empresa classifica como a "próxima evolução" da tecnologia, por estar mais sintonizada com tendências musicais em tempo real e oferecer um controle mais profundo.