A startup indiana de inteligência artificial Sarvam AI lançou, nesta sexta-feira, seu aplicativo de chat Indus para usuários web e móveis. O app, que funciona como interface para o novo modelo de linguagem Sarvam 105B, entra em um mercado de rápido crescimento na Índia, atualmente dominado por players globais como OpenAI, Anthropic e Google.
O lançamento ocorre em um momento em que a Índia se tornou um campo de batalha crucial para a adoção de IA generativa. Recentemente, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que o ChatGPT tem mais de 100 milhões de usuários ativos semanais no país, enquanto a Anthropic informou que a Índia responde por 5,8% do uso total do Claude, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Disponibilidade e Funcionalidades
O aplicativo Indus está disponível em versão beta para iOS, Android e web. Ele permite que os usuários digitem ou falem suas consultas e recebam respostas em texto e áudio. O acesso ao serviço, por enquanto, parece estar restrito à Índia, com login possível via número de telefone, conta do Google ou Apple ID.
A Sarvam alerta que o acesso pode ser limitado inicialmente, à medida que expande gradualmente sua capacidade computacional. "Estamos liberando o Indus gradualmente em uma capacidade computacional limitada, então você pode encontrar uma lista de espera no início. Expandiremos o acesso com o tempo", escreveu no X o cofundador da empresa, Pratyush Kumar.
Limitações e Estratégia
O app de lançamento apresenta algumas restrições. Os usuários não podem excluir o histórico de conversas sem deletar a conta, e não há opção para desativar o recurso de "raciocínio" do modelo, que pode, por vezes, tornar as respostas mais lentas.
A Sarvam, fundada em 2023, já arrecadou US$ 41 milhões em investimentos de fundos como Lightspeed Venture Partners, Peak XV Partners e Khosla Ventures. O objetivo é construir grandes modelos de linguagem adaptados para a Índia.
Contexto do Mercado de IA na Índia
A startup faz parte de um grupo pequeno, mas crescente, de empresas indianas que tentam construir alternativas domésticas às plataformas globais de inteligência artificial. O movimento acontece enquanto o país busca maior controle sobre sua infraestrutura de IA.
O anúncio do app ocorre dois dias após a Sarvam, sediada em Bengaluru, ter revelado seus modelos de 105 bilhões e 30 bilhões de parâmetros no India AI Impact Summit, em Nova Delhi. No evento, a empresa também detalhou iniciativas para o mercado corporativo, planos de hardware e anunciou parcerias com companhias como a HMD, para levar IA a celulares Nokia básicos, e com a Bosch, para aplicações automotivas habilitadas por IA.