Preparações estão em andamento enquanto mais da metade de todos os estados dos EUA se preparam para o que pode ser uma tempestade de inverno histórica neste fim de semana. Em todo o país, americanos estão estocando suprimentos essenciais e esvaziando prateleiras de lojas enquanto se preparam para a Tempestade de Inverno Fern, que deve se estender do Sul e do Meio-Atlântico ao Nordeste e Centro-Oeste, a partir da manhã de sexta-feira.
Autoridades locais começaram a salgar estradas e a estabelecer protocolos de emergência em antecipação a possíveis apagões e viagens limitadas. Especialistas e autoridades aconselham as pessoas nos estados afetados a estocar alimentos que não precisam ser cozidos ou refrigerados e a ter pelo menos um galão de água por pessoa ou animal de estimação por dia.
Alcance e impacto populacional
O The Weather Channel previu na quinta-feira que condições de inverno, incluindo gelo, neve e sensações térmicas perigosas, podem afetar até 230 milhões de pessoas – ou dois terços da população do país – em todo os EUA. As recomendações também incluem carregar todos os dispositivos eletrônicos de comunicação em caso de falta de energia e ficar atento a tubos estourando, neve bloqueando exaustores e estradas congeladas.
Regiões mais afetadas e previsões específicas
O Centro-Oeste experimentará as temperaturas mais baixas conforme um vórtice polar mergulha para o sul, com mínimas possivelmente atingindo -50 graus Fahrenheit em estados como Dakota do Norte, Minnesota e Wisconsin, informou a Associated Press na quinta-feira. Os Apalaches e o Corredor Nordeste podem ver o maior acúmulo de neve, com as montanhas de Maryland, Virgínia e Virgínia Ocidental esperando receber pelo menos 30 centímetros de neve durante o fim de semana.
Do Texas às Carolinas, o Sul e o Sudeste podem esperar acúmulo de gelo em estradas e linhas de energia. Autoridades locais alertam para possíveis apagões de vários dias na região.
Contexto e preparativos em larga escala
A tempestade, batizada de Fern, representa uma das maiores ameaças climáticas de inverno desta temporada, mobilizando esforços de preparação em nível estadual e municipal. A escala dos preparativos reflete a gravidade das previsões, que indicam uma combinação rara de baixas temperaturas extremas, ventos fortes e precipitação significativa de neve e gelo em várias regiões simultaneamente.
Agências federais, incluindo a FEMA (Agência Federal de Gestão de Emergências), estão em alerta e coordenando com governos estaduais. Aeroportos em todo o corredor de impacto já emitem alertas para cancelamentos e atrasos significativos de voos a partir de sexta-feira.
Próximos passos e monitoramento
As autoridades continuam a monitorar a trajetória da tempestade e a atualizar os avisos. A população é orientada a acompanhar os boletins oficiais dos serviços meteorológicos locais e do National Weather Service. A tempestade deve começar a perder intensidade na região Nordeste na noite de domingo, mas os efeitos, como estradas perigosas e interrupções de energia, podem persistir no início da próxima semana.