Publicidade

Um forte temporal atingiu a cidade de São Paulo e o ABC Paulista na tarde desta sexta-feira (16), causando alagamentos generalizados, arrastando veículos e deixando mais de 30 mil clientes sem energia elétrica. A Defesa Civil estadual emitiu alertas e registrou um dos casos mais graves na Zona Sul da capital, onde um carro foi tragado pela enxurrada.

Equipes do Corpo de Bombeiros realizaram buscas por dois idosos, de 67 e 68 anos, ocupantes do veículo arrastado na Avenida Carlos Caldeira, no bairro Vila Andrade. A Defesa Civil reforçou o alerta aos motoristas. "Apenas 30cm de água já são capazes de arrastar um veículo", advertiu o órgão em comunicado, orientando que se evite atravessar ruas alagadas.

Capitais em estado de atenção

Publicidade

A capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos às 15h10, abrangendo inicialmente as zonas Norte, Leste, Oeste, Sudeste, a região central e as marginais Tietê e Pinheiros. Pouco depois, a Zona Sul como um todo também foi incluída. O estado de atenção foi encerrado às 19h10.

Até as 19h20, a Defesa Civil listava vários pontos intransitáveis na cidade, incluindo a Avenida Jules Rimet, no Morumbi; Rua Alexandre Legrand, no Campo Limpo; Avenida Ellias Maas, no M'Boi Mirim; e Avenidas João Dias, Santo Amaro e Vitor Manzini, em Santo Amaro. Alertas para transbordamento de córregos também foram emitidos para as regiões de Sapopemba e Guaianases, na Zona Leste.

ABC Paulista também é atingido

Cidades da região do ABC foram fortemente afetadas. Em Santo André, houve alagamentos em bairros como o Jardim Santo Alberto. A cidade registrou o maior acumulado de chuva em 24 horas no estado, com 92 mm.

Em Mauá, o volume médio de chuvas chegou a quase 60 mm até as 17h30, com pico de 78,65 mm no Jardim Paranavaí. A Defesa Civil municipal informou que pontos de alagamento nos bairros Jardim Zaíra, Capuava e Vila Vitória estavam em processo de normalização.

Outras cidades com altos índices pluviométricos foram Itapecerica da Serra (75 mm) e Ribeirão Pires (74 mm). São Paulo capital registrou 78 mm de chuva.

Consequências e previsão

O temporal causou interrupções no fornecimento de energia. De acordo com o site de monitoramento da Enel, às 21h45, 34,8 mil clientes estavam sem energia na Grande São Paulo.

Para as próximas horas, a Defesa Civil estadual prevê tempo instável sobre boa parte do Estado de São Paulo. "Estão previstas pancadas de chuva isoladas, com moderada a forte intensidade, que podem vir seguidas por raios e ventos", informou o órgão, alertando também para um declínio nas temperaturas devido ao resfriamento noturno.

Um novo alerta de temporais foi emitido para o período entre sábado (17) e segunda-feira (19), mantendo a população em estado de atenção para novos eventos climáticos severos.