Publicidade

A Tesla deu um passo significativo em seu programa de mobilidade autônoma ao lançar, nesta quinta-feira, um serviço de robotaxi sem supervisão humana nas ruas de Austin, no Texas. A informação foi confirmada por Ashok Elluswamy, vice-presidente de software de IA da empresa, em uma publicação na rede social X.

Segundo o executivo, um número limitado de veículos totalmente autônomos, sem qualquer monitor de segurança a bordo, está agora disponível para o público na cidade. "Passeios de robotaxi sem monitores de segurança agora estão disponíveis publicamente em Austin", escreveu Elluswamy. A empresa iniciou a operação com alguns veículos não supervisionados misturados à frota maior de robotaxis que ainda contam com acompanhantes, com a intenção de aumentar gradualmente essa proporção ao longo do tempo.

Evolução do programa de robotaxis

Publicidade

O serviço de robotaxi da Tesla foi lançado inicialmente em junho do ano passado, com acesso restrito a um pequeno grupo de investidores e fãs. Naquela fase inicial, todos os veículos contavam com supervisores humanos no banco do motorista, prontos para intervir em caso de erro do sistema.

Em dezembro, a empresa colocou alguns carros em circulação sem os monitores, mas não permitia passageiros no banco traseiro. A novidade anunciada agora é a abertura das portas traseiras para passageiros que necessitem de uma corrida, eliminando completamente a presença humana de supervisão durante o trajeto.

Concorrência e contexto de mercado

A expansão da Tesla no setor de veículos autônomos ocorre dez meses após a Waymo – startup de direção autônoma pertencente à Alphabet, controladora do Google – lançar seu serviço de táxi sem motorista na mesma cidade. O anúncio também se dá em um ano crucial para a Tesla, no qual o CEO Elon Musk previu o lançamento de várias tecnologias construídas com IA, incluindo serviços de robotaxi em todo o país, novos veículos autônomos e robôs humanoides.

A ação da Tesla na Nasdaq (TSLA) reagiu positivamente ao anúncio, subindo de US$ 438,77 por ação antes da divulgação para pouco menos de US$ 450 após a publicação de Elluswamy.

Próximos passos e informações pendentes

A Tesla não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da imprensa, incluindo questões sobre preços das corridas e disponibilidade exata do serviço. A empresa e Musk realizarão uma teleconferência de resultados na próxima quarta-feira, onde devem fornecer atualizações sobre seus programas de direção autônoma.