Publicidade

A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, informou a seus funcionários que não mudará seu nome no curto prazo e que sua missão permanece "inalterada", mesmo após o anúncio da aquisição pela SpaceX nesta segunda-feira. A avaliação da empresa em relação às suas ações também se mantém a mesma, de acordo com um documento de perguntas e respostas enviado internamente.

O comunicado, obtido pelo Business Insider, detalha que os colaboradores serão informados em breve sobre como a aquisição impactará suas participações acionárias (equity). A joint venture resultante da operação continua se preparando para um "possível IPO em 2026", segundo o memorando, que ressalta: "Se isso realmente acontecer, quando acontecer e a que avaliação, ainda é altamente incerto".

Separação operacional e treinamentos

Publicidade

A SpaceX, fundada por Musk em 2002, estaria se preparando para uma oferta pública inicial que poderia valorizá-la em US$ 1,5 trilhão. A xAI planeja realizar uma reunião geral (all-hands) nos próximos dias e oferecer treinamentos relacionados à fusão. Por enquanto, ambas as empresas manterão suas marcas separadas, mas a companhia "analisará como isso pode mudar no futuro".

Apesar da aquisição, os funcionários da xAI não terão permissão para acessar bancos de dados internos da SpaceX ou colaborar diretamente com trabalhadores da empresa de foguetes sem aprovação explícita. A separação se deve a regulamentações que controlam o compartilhamento de tecnologia relacionada à defesa e ao espaço, que pode impactar a segurança nacional. Trabalhadores da SpaceX, no entanto, podem ter acesso a ferramentas internas da xAI.

Visão de Musk para a fusão

Em um e-mail enviado aos funcionários no início da segunda-feira e posteriormente divulgado online, o CEO da SpaceX e da xAI, Elon Musk, anunciou a aquisição. Ele afirmou que a fusão permitirá que a joint venture eventualmente implante data centers no espaço.

Musk escreveu que o acordo criará "o motor de inovação verticalmente integrado mais ambicioso na (e fora da) Terra, com IA, foguetes, internet espacial, comunicações diretas com dispositivos móveis e a principal plataforma de informação em tempo real e de livre expressão do mundo".

Em 2023, Musk já havia anunciado a fusão da xAI com sua empresa de mídia social, X (antigo Twitter). As empresas SpaceX e xAI não responderam imediatamente a um pedido de comentário do Business Insider.