Publicidade

O tempo em grande parte do Brasil permanece instável nesta quarta-feira (21), com risco de temporais em quatro regiões. A condição é causada pela influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno meteorológico que favorece a formação de chuvas intensas e prolongadas.

De acordo com a previsão do Climatempo, o Sul do país deve registrar chuvas mais fracas, enquanto o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste enfrentam a possibilidade de temporais. A instabilidade deve persistir ao longo do dia, com as chuvas ganhando força durante a tarde em algumas áreas.

Previsão detalhada por região

Publicidade

Na região Sul, a chuva fraca atinge o litoral, o leste do Paraná e de Santa Catarina. À tarde, as precipitações aparecem de forma isolada no Rio Grande do Sul e no oeste e interior catarinense. Nas demais áreas, o tempo segue firme.

No Sudeste, a ZCAS favorece pancadas de chuva com intensidade moderada a forte. Há risco de volumes elevados na metade norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais. No oeste paulista e no Triângulo Mineiro, as temperaturas seguem mais elevadas, enquanto no litoral e leste de São Paulo a chuva se mantém ao longo do dia.

Calor e instabilidade no Centro-Oeste e Norte

O tempo na região Centro-Oeste permanece instável desde as primeiras horas, com chuva ganhando força à tarde no centro-norte de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. O calor predomina, mas em áreas de Goiás as temperaturas ficam mais agradáveis.

Sob influência da ZCAS, o clima no Norte do país segue instável. Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins registram pancadas de chuva moderadas a fortes, com risco de temporais. No Amapá, as chuvas continuam, com risco de temporais no norte do estado. As temperaturas seguem elevadas em toda a região.

Nordeste também sob influência do fenômeno

No Nordeste, o tempo segue instável no Maranhão, Piauí, Ceará e oeste de Pernambuco, também com risco de temporais. Em Sergipe, Alagoas e no interior de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, a chuva aparece mais fraca, com possibilidade de abertura de sol ao longo do dia.

O fenômeno da ZCAS é comum durante o verão e pode persistir por vários dias, mantendo o padrão de chuvas fortes e contínuas nas áreas sob sua influência. Meteorologistas do Climatempo monitoram a situação para atualizações sobre a intensidade e a duração das precipitações.