Publicidade

Um homem da Califórnia foi preso e acusado nesta quinta-feira (1º) por enviar uma falsa demanda de resgate relacionada ao desaparecimento de Nancy Guthrie, de 84 anos, mãe da âncora do "Today" da NBC, Savannah Guthrie. Derrick Callella, descrito por um agente do FBI como um "impostor total", enviou mensagens de texto para familiares exigindo pagamento em Bitcoin, segundo documentos judiciais.

O FBI anunciou a prisão durante uma coletiva de imprensa sobre o caso, que ocorre há cinco dias. A agência oferece uma recompensa de até US$ 50 mil por informações que levem ao resgate de Nancy Guthrie ou à prisão dos envolvidos. Uma segunda carta de resgate, enviada a veículos de comunicação, também está sendo tratada com seriedade pelas autoridades.

Detalhes da prisão e da falsa exigência

Publicidade

De acordo com a denúncia criminal apresentada em um tribunal federal do Arizona, Derrick Callella enviou uma mensagem na quarta-feira (31) para dois familiares de Nancy Guthrie perguntando: "Você pegou o bitcoin que estávamos [sic] esperando do nosso lado para a transação". Callella admitiu ter enviado as mensagens. Não ficou imediatamente claro se ele tem um advogado.

O agente especial chefe do FBI em Phoenix, Heith Janke, classificou a ação como uma tentativa de "lucrar com a situação". "Era alguém que estava tentando lucrar com isso — um impostor total", afirmou Janke durante o anúncio da prisão.

Linha do tempo do desaparecimento

As autoridades revelaram novos detalhes sobre a sequência de eventos. Nancy Guthrie foi deixada em sua casa, nas proximidades de Tucson, Arizona, por volta das 22h do dia 31 de janeiro. Às 1h47 da madrugada seguinte (horário local), a câmera da campainha de sua casa se desconectou.

Às 2h12, o software da campainha detectou uma pessoa, mas não há gravação de vídeo disponível, informou o xerife do condado de Pima, Chris Nanos. Minutos depois, o aplicativo do marca-passo de Nancy Guthrie mostrou uma desconexão de seu telefone. A família a encontrou desaparecida por volta do meio-dia e acionou a polícia.

Nanos confirmou que o sangue encontrado na varanda da idosa pertence a ela e que a câmera da campainha foi removida. Nenhum suspeito ou pessoa de interesse foi identificado até o momento.

Apelo da família e estado de saúde

Em um vídeo emocionado postado na quarta-feira, Savannah Guthrie e seus irmãos pediram aos possíveis sequestradores que entrassem em contato. "Nós também ouvimos os relatos sobre uma carta de resgate na mídia. Como família, estamos fazendo tudo o que podemos. Estamos prontos para conversar", disse a âncora.

Janke reforçou a urgência do caso, lembrando que Nancy Guthrie sofre de problemas de saúde e precisa de medicamentos diários. "Esta é uma avó de 84 anos que precisa de medicamentos vitais para seu bem-estar", declarou o agente, pedindo que quem estiver envolvido "faça a coisa certa".

Investigação em andamento

As autoridades estão tratando com seriedade uma segunda carta de resgate, que fez uma exigência monetária para as 17h desta quinta-feira (horário local). Janke mencionou que um Apple Watch e um holofote também foram citados nas cartas, mas se recusou a dar mais detalhes para não prejudicar a investigação.

O xerife Chris Nanos afirmou que acredita que Nancy Guthrie ainda está viva. "Neste momento, acreditamos que Nancy ainda está por aí. Nós a queremos em casa", finalizou.