Publicidade

Um homem foi preso durante uma reunião do conselho municipal de Claremore, no estado americano do Oklahoma, na noite de terça-feira (27). A sessão, que durou três horas, reuniu mais de 100 moradores para discutir um polêmico projeto de construção de um grande centro de dados na cidade.

Daniel Blanchard foi detido por invasão de propriedade após exceder o limite de três minutos para discursos públicos. O incidente ocorreu no salão de eventos da Rogers State University, onde dezenas de residentes se manifestaram a favor e contra o empreendimento proposto pela empresa Beale Infrastructure.

Protesto interrompido e prisão

Publicidade

Em seu discurso, Blanchard criticou a autoridade de desenvolvimento econômico da cidade. "A Claremore Industrial Economic Development Authority tem uma responsabilidade fiduciária com o público, não de construir infraestrutura. E este ato de excesso está colocando em risco a saúde e a segurança dos membros desta comunidade", afirmou ele, segundo registro em vídeo.

Após ultrapassar o tempo em cerca de 30 segundos, policiais se aproximaram. Blanchard recolheu suas anotações e foi acompanhando os agentes até a frente do salão, onde entregou seus papéis a um membro do conselho. Foi nesse momento que foi algemado e retirado do local, gerando gritos de indignação da plateia.

Divisão sobre o projeto de centro de dados

O projeto divide a cidade de Claremore, um subúrbio de Tulsa com aproximadamente 20 mil habitantes. A Beale Infrastructure propõe um campus no Claremore Industrial Park que incluiria centros de dados, infraestrutura de apoio e espaço para escritórios.

A construção de data centers tem se intensificado nos Estados Unidos, impulsionada pelo avanço da inteligência artificial. Enquanto empresas como a OpenAI defendem que esses projetos reindustrializam a economia e criam empregos, moradores temem impactos nas redes elétricas, recursos hídricos, poluição e qualidade de vida.

Uma investigação do Business Insider publicada em setembro revelou que mais de 1.200 centros de dados já foram construídos ou aprovados para construção em todo o país.

Posicionamento da polícia e desfecho

Em comunicado, o Departamento de Polícia de Claremore afirmou que os oficiais não são responsáveis por fazer cumprir as regras do conselho e só intervêm em reuniões quando um oficial ordena a remoção de um indivíduo. "A posição do homem sobre os problemas, o que ele disse ou sua indisposição em seguir as regras da reunião não tiveram nenhuma participação na decisão do oficial de prendê-lo", disse a nota.

A polícia justificou a prisão por invasão de propriedade como forma de "restaurar a ordem a uma reunião importante". Um político local que combate o projeto do centro de dados postou na rede social X na quarta-feira (28) que Blanchard já foi liberado da cadeia. A próxima reunião do conselho está marcada para 2 de março.