A inflação nos Estados Unidos deu sinais de desaceleração no primeiro mês de 2026. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), principal termômetro da inflação no país, subiu 2,4% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este é o menor aumento desde maio de 2025 e ficou abaixo da alta de 2,7% registrada tanto em novembro quanto em dezembro.
O resultado veio abaixo da expectativa dos economistas, que projetavam uma alta de 2,5% no período. Em base mensal, o IPC avançou 0,2% em janeiro, ligeiramente abaixo dos 0,3% de dezembro e também da previsão de 0,3% para o mês.
Núcleo da inflação e comportamento dos preços
O chamado núcleo da inflação, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, subiu 2,5% em doze meses, conforme o esperado, e ficou um pouco abaixo do aumento de 2,6% do período anterior. Na comparação mensal, o núcleo teve alta de 0,3%, igual à previsão e um pouco acima dos 0,2% de dezembro.
Entre os componentes, os preços da energia caíram 0,1% no ano, puxados por uma queda de 7,5% na gasolina. Em contrapartida, o gás natural subiu 9,8%. O índice de moradia (shelter) aumentou 3% no período de doze meses, enquanto os preços dos alimentos subiram 2,9%. Os preços de carros usados e caminhões caíram 2%, e os de veículos novos subiram 0,4%.
Reação do mercado e contexto do emprego
"A inflação veio conforme o esperado, mas os mercados estão respirando mais aliviados, pois as pressões de preços permanecem contidas, apesar dos dados muito fortes do mercado de trabalho no início desta semana e do risco de repasse de tarifas adicionais", disse Seema Shah, estrategista-chefe global da Principal Asset Management, em comentário.
Os dados de inflação são analisados em conjunto com o relatório de empregos de janeiro, divulgado na quarta-feira (4) após ser remarcado devido ao shutdown parcial do governo. O relatório mostrou que os EUA adicionaram menos empregos em 2025 do que o relatado anteriormente, mas tiveram um crescimento de vagas em janeiro melhor que o esperado. A taxa de desemprego caiu em janeiro na comparação com dezembro.
"Os 181 mil empregos que foram adicionados ao longo de 2025 mostram claramente quão desafiador foi o mercado de trabalho e quão pouco movimento houve de ambos os lados, já que empregadores e trabalhadores ficaram paralisados e agarrados à estabilidade", disse Nicole Bachaud, economista da ZipRecruiter, ao Business Insider.
Expectativas para os juros do Fed
Os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) mantiveram as taxas de juros estáveis em sua primeira decisão do ano, em janeiro. Após o novo relatório de inflação, o CME FedWatch indicava uma probabilidade de cerca de 90% de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manteria as taxas estáveis em sua reunião do próximo mês, patamar semelhante ao observado antes da divulgação dos dados.
"O IPC atrasado de janeiro de sexta-feira foi moderado e dentro das expectativas, e não aumentará a probabilidade de um corte de juros nos próximos meses, principalmente por causa dos números explosivos de emprego de quarta-feira, que jogaram água gelada em qualquer esperança de um corte de taxas no curto prazo", afirmou Skyler Weinand, diretor de investimentos da Regan Capital.