Boletim Diário

Irã ameaça atacar bases dos EUA no Oriente Médio se acordo nuclear fracassar

Ministro da Defesa iraniano alerta que alvos americanos serão atingidos "com ousadia" em caso de conflito armado

Irã ameaça atacar bases dos EUA no Oriente Médio se acordo nuclear fracassar
Reprodução

O ministro da Defesa do Irã, Aziz Nasirzadeh, ameaçou nesta quarta-feira (11) atacar bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio caso as negociações sobre o programa nuclear iraniano fracassem. As declarações foram feitas dias antes da sexta rodada de diálogos entre os dois países, marcada para esta semana.

Segundo a Agência de Notícias da República Islâmica, Nasirzadeh afirmou que "todas as bases americanas estão ao nosso alcance" e seriam alvos em caso de conflito. O anúncio ocorre em meio a crescentes tensões sobre o acordo nuclear, com divergências sobre enriquecimento de urânio e programa de mísseis iraniano.

Cronologia da crise

As partes discordam sobre a data da próxima rodada: enquanto o presidente americano Donald Trump afirma que será na quinta (12), o governo iraniano insiste que ocorrerá no domingo (15) em Omã. Paralelamente, os EUA reduziram sua presença diplomática no Iraque, sem informar números específicos.

Trump havia ameaçado anteriormente bombardear o Irã caso não se chegasse a um novo acordo. O Reino Unido emitiu alerta para embarcações comerciais no Golfo Pérsico, recomendando "precauções adicionais" devido ao aumento das tensões regionais.

Contexto histórico

As negociações ocorrem após o colapso do acordo nuclear de 2015 (JCPOA), do qual os EUA se retiraram em 2018. Analistas apontam que o Irã enriquece urânio a 60% de pureza - próximo do nível necessário para armas - enquanto insiste no caráter pacífico do programa.

Especialistas em segurança alertam que a região vive seu momento mais tenso desde o ataque americano que matou o general Qassem Soleimani em 2020. O Departamento de Estado não detalhou os motivos da redução de pessoal no Iraque, Bahrein e Kuwait.

Deixe seu Comentário
0 Comentários
Avatar
Nome do Autor
há 5 minutos

Conteúdo do comentário.