O governo de Israel aguarda a decisão do presidente norte-americano Donald Trump sobre a participação dos Estados Unidos em possíveis ataques ao programa nuclear do Irã. Segundo uma autoridade israelense ouvida pelo The Times of Israel, a expectativa é que o anúncio ocorra nas próximas 48 horas.
Coordenação total entre líderes israelenses
De acordo com a fonte, o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, atua em total coordenação com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nas ameaças ao líder supremo iraniano, Ali Khamenei. "Katz sempre faz suas declarações de acordo com o que Netanyahu lhe pede. Ele não está fazendo isso sozinho", afirmou a autoridade.
A imprensa americana informou nesta quarta-feira (19) que Trump já havia aprovado planos para um ataque ao Irã, conforme relatos do The Wall Street Journal e da CBS. Funcionários do alto escalão teriam revelado que o presidente aprovou um plano tático, mas ainda não decidira sobre sua execução.
Condições para ação militar
Fontes ouvidas pelos jornais indicaram que Trump suspendeu a ação até receber uma resposta final do Irã sobre o abandono de seu programa nuclear. Em coletiva de imprensa, ao ser questionado sobre possíveis ataques, o presidente respondeu de forma evasiva: "Não posso dizer ainda".
A expectativa israelense, segundo a autoridade, é que os EUA participem dos ataques, mas sem pressões externas. "Eles precisam tomar suas próprias decisões. Saberemos nas próximas 24 a 48 horas", completou.
Deixe seu Comentário
0 Comentários