Publicidade

Um prédio desabou na tarde desta quinta-feira na Rua Visconde de Itabaiana, número 94, no bairro Engenho Novo, Zona Norte do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros resgatou com vida quatro pessoas, sendo três homens com escoriações leves e uma mulher com ferimentos moderados. Dois cães que estavam no local não foram encontrados.

O acionamento das equipes de resgate ocorreu às 17h40. A operação, que contou com cerca de 40 militares de diversos quartéis e grupamentos especializados, foi encerrada às 20h. Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal Salgado Filho.

Moradores relatam demora e problemas prévios no imóvel

Publicidade

Moradores da região que tentaram prestar os primeiros socorros afirmaram que o Corpo de Bombeiros demorou mais de 40 minutos para chegar ao local. Eles também relataram que o prédio já apresentava problemas estruturais visíveis, mas que, segundo seu conhecimento, a Prefeitura do Rio não havia interditado o imóvel.

"A Defesa Civil Municipal não interditou o prédio", afirmou um morador, que registrou cenas do resgate. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais.

Resgate mobiliza grande efetivo e Defesa Civil é acionada

O trabalho de resgate envolveu oficiais do Quartel de Benfica (DBM 1/11), do Quartel de Vila Isabel (11º GBM), do Quartel do Méier (2° GBM), além do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e de especialistas do Grupamento de Operações Especiais (GOEsp).

Após o resgate das vítimas, os Bombeiros acionaram a Defesa Civil Municipal para avaliar possíveis danos e riscos nas construções vizinhas ao prédio desabado. A avaliação técnica é padrão em casos desse tipo para evitar novos acidentes.

Prefeitura e Defesa Civil não se manifestam

O g1 solicitou posicionamento à Prefeitura do Rio de Janeiro e à Defesa Civil Municipal sobre as alegações dos moradores quanto à falta de interdição prévia do imóvel e sobre os detalhes da operação. Até o momento da publicação desta reportagem, não houve resposta das autoridades.