Publicidade

O Rei Charles III emitiu, na manhã desta quinta-feira (19), um comunicado oficial sobre a prisão de seu irmão, o ex-príncipe Andrew. A nota, enviada ao canal britânico BBC, é a única manifestação da Família Real sobre o caso até o momento. Andrew Mountbatten-Windsor foi detido na propriedade onde mora, em Norfolk, sob suspeita de má conduta em cargo público.

No texto, o monarca afirma ter recebido a notícia "com profunda preocupação" e ressalta que o processo deve ser conduzido de forma completa e justa pelas autoridades competentes. Charles III garante o "apoio e cooperação total e incondicional" da família real às investigações.

Comunicado oficial e posicionamento do rei

Publicidade

O ponto central da declaração real é a frase: "Deixe-me ser bem claro: a lei deve seguir seu curso". O rei encerra a nota salientando que "não seria apropriado" fazer mais comentários, visto que o "processo ainda está em andamento", mas reafirma que ele e sua família "continuarão cumprindo nosso dever".

A prisão ocorre no dia em que Andrew completa 66 anos. A investigação que levou à detenção foi motivada pela divulgação de e-mails datados de 2010, que indicariam que o ex-príncipe teria enviado relatórios oficiais confidenciais de viagens ao financista Jeffrey Epstein.

Contexto e consequências anteriores

As suspeitas de má conduta já haviam levado Andrew a perder seus títulos e patrocínios reais em outubro do ano passado. O ex-príncipe sempre negou veementemente todas as acusações relacionadas ao caso.

Até o momento, não foram divulgados mais detalhes sobre as acusações específicas que fundamentaram a ordem de prisão ou sobre o andamento processual. A expectativa é que novas informações sejam liberadas pelas autoridades policiais britânicas nas próximas horas.