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Relatório preliminar aponta falha no fornecimento de combustível em acidente da Air India

Investigação revela que motores da aeronave perderam potência por corte de combustível durante decolagem em Ahmedabad.

Relatório preliminar aponta falha no fornecimento de combustível em acidente da Air India
Reprodução

O Departamento de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (AAIB) da Índia divulgou na sexta-feira (11) o relatório preliminar sobre o acidente com o voo AI 171 da Air India, ocorrido em 12 de junho em Ahmedabad. O documento aponta que os motores N1 e N2 sofreram redução de velocidade logo após a decolagem devido à interrupção no fornecimento de combustível.

Falha nos sistemas de emergência

O relatório indica que a Ram Air Turbine (RAT), sistema responsável por fornecer energia em caso de falha dos motores, foi acionado imediatamente após a decolagem. Gravações da cabine captaram um dos pilotos questionando sobre o corte de combustível, com o outro respondendo que não havia realizado a ação.

Os dados de bordo mostraram que as alavancas de propulsão estavam em marcha lenta no momento do impacto, apesar de terem sido configuradas para potência máxima durante a decolagem. O Motor 1 foi religado, mas o Motor 2 permaneceu inoperante.

Histórico de manutenção

A aeronave havia passado por inspeções quando acumulava 38.504 horas de voo e 7.255 ciclos, com a próxima verificação programada para dezembro de 2025. Os motores haviam sido substituídos recentemente: o esquerdo em 1º de maio e o direito em 26 de março de 2025.

Quatro falhas catalogadas na Lista de Equipamentos Mínimos (MEL) estavam ativas no momento do acidente, envolvendo sistemas como vigilância da porta da cabine e rede principal da aeronave, com validade até 19 de junho.

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há 5 minutos

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