Publicidade

A startup de segurança cibernética Outtake, que desenvolve uma plataforma de IA para detectar, investigar e derrubar fraudes de identidade digital, levantou US$ 40 milhões em uma rodada de financiamento Série B. O valor, embora não seja o maior do setor, chama atenção pelo peso dos investidores, que incluem o CEO da Microsoft, Satya Nadella, e o CEO da Pershing Square, Bill Ackman.

Fundada em 2023 pelo ex-engenheiro da Palantir, Alex Dhillon, a Outtake automatiza um processo tradicionalmente manual: a identificação e remoção de representações digitais fraudulentas. Isso inclui contas de impersonation, domínios maliciosos que se passam por empresas legítimas, aplicativos falsos e anúncios fraudulentos.

Quem está investindo na nova aposta de segurança

Publicidade

A rodada foi liderada por Murali Joshi, da ICONIQ Capital, firma que já investiu em empresas como Anthropic e Datadog. Além de Nadella e Ackman, a lista de investidores-anjo inclui o CEO da Palo Alto Networks, Nikesh Arora; o CTO da Palantir, Shyam Sankar; e o co-fundador da Anduril, Trae Stephens, entre outros nomes de peso do Vale do Silício.

“Historicamente, a detecção e a derrubada eram um processo manual e intensivo em humanos que não conseguia acompanhar a velocidade da internet”, afirmou Joshi ao TechCrunch. “Eles transformaram um ‘problema humano’ em um ‘problema de software’. Ver a IA derrubar fraudes digitais em tempo real é um divisor de águas para a segurança da marca”, completou o investidor.

Crescimento acelerado e clientes de elite

Entre os clientes da Outtake estão a OpenAI, a Pershing Square, a AppLovin e agências federais dos EUA. A própria OpenAI destacou a empresa em julho de 2025 como um exemplo de startup "agêntica" construída sobre seus modelos de raciocínio.

A empresa afirma que sua receita anual recorrente aumentou seis vezes no último ano, enquanto sua base de clientes cresceu mais de dez vezes. Somente no ano passado, os sistemas da Outtake escanearam 20 milhões de possíveis ciberataques, segundo a startup.

O contexto: a IA a serviço dos ataques e da defesa

A relevância da solução da Outtake aumenta em um cenário onde a inteligência artificial também é usada por atacantes, permitindo que criem fraudes mais convincentes e em maior velocidade. A plataforma da startup surge como uma resposta automatizada a esse desafio escalável, que afeta a segurança de marcas e a integridade de transações online.

Com o novo capital, a empresa deve expandir suas operações e capacidades tecnológicas. O setor de segurança cibernética movimentado por IA continua atraindo investimentos robustos, com players buscando soluções para ameaças cada vez mais sofisticadas e automatizadas.