A Tesla vai encerrar a produção dos modelos S e X, seus primeiros carros elétricos de grande sucesso comercial. O anúncio foi feito pelo CEO Elon Musk nesta quarta-feira (19) durante uma teleconferência com investidores. A fabricante construirá as últimas unidades de ambos os veículos no próximo trimestre.
Musk afirmou que o espaço da fábrica em Fremont, na Califórnia, que hoje produz os sedãs e SUVs, será realocado para a fabricação dos robôs humanoides "Optimus". O executivo garantiu que a empresa continuará oferecendo suporte aos proprietários dos modelos S e X "enquanto as pessoas tiverem os veículos".
Mudança estratégica para o futuro autônomo
"É hora de basicamente encerrar os programas Model S e X com uma dispensa honrosa, porque estamos realmente entrando em um futuro baseado na autonomia", declarou Musk durante a chamada. Ele incentivou potenciais compradores: "Se você está interessado em comprar um Model S e X, agora seria a hora de encomendá-lo".
O Model S foi lançado em 2012 e é considerado o primeiro carro que tornou os veículos elétricos amplamente atraentes para o público. O Model X foi o segundo grande programa de veículo elétrico da empresa. No entanto, as vendas de ambos os modelos estagnaram nos últimos anos, mesmo com atualizações de design interior e exterior.
Fim de uma era e início de outra
A decisão marca o fim de uma era para a Tesla, que construiu sua reputação e base de fãs em torno desses veículos premium. A empresa agora canalizará seus esforços de fabricação para o desenvolvimento do robô Optimus, parte central da visão de Musk para um futuro com inteligência artificial integrada ao trabalho físico.
Com a mudança, a Tesla concentrará sua linha de veículos de passeio nos modelos mais populares e acessíveis: o sedã Model 3 e o SUV Model Y, que respondem pela grande maioria de suas vendas globais atuais.