Ventos de até 90 km/h deixam 600 mil sem luz e causam 519 ocorrências em SP
Ciclone extratropical provoca rajadas intensas e queda de árvores na capital e litoral paulista.
Fortes chuvas e ventos intensos, com rajadas que chegaram a 90 km/h, causaram estragos na cidade de São Paulo e no litoral paulista nesta quarta-feira. O Corpo de Bombeiros registrou 519 ocorrências entre 0h e 12h, sendo 514 quedas de árvores e cinco enchentes, sem vítimas registradas. A concessionária de energia Enel informou que cerca de 600 mil clientes, o equivalente a 7,8% das unidades na Região Metropolitana, ficaram sem energia elétrica.
O fenômeno está associado à atuação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul, que influencia o tempo em São Paulo. A previsão da MetSul Meteorologia indica que as rajadas de vento, que podem variar entre 70 km/h e 90 km/h, ainda devem ocorrer ao longo da tarde, mantendo alto o risco de novos danos.
Rajadas superam 80 km/h na capital
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou uma rajada de vento de 82 km/h na estação do Mirante de Santana, na zona Norte de São Paulo. Nos aeroportos da cidade, os ventos também foram significativos: 69 km/h em Congonhas e no Campo de Marte, e 70 km/h no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
No litoral, os ventos foram ainda mais fortes, com registro de 88 km/h em Bertioga. Segundo o Inmet, é possível que rajadas tenham atingido cerca de 100 km/h em áreas sem medição oficial.
Queda de árvores e interrupção no fornecimento de energia
A Enel, concessionária responsável pela distribuição, afirmou que a rede elétrica tem sido atingida por objetos e galhos arrancados pelas rajadas, além de quedas de árvores, o que prejudica o fornecimento. A empresa mobilizou equipes em campo para restabelecer o serviço aos clientes afetados.
O Corpo de Bombeiros reforçou que a maioria absoluta dos chamados, 514, foi para remoção de árvores caídas em vias públicas e sobre veículos, um cenário comum durante tempestades com ventos fortes na capital paulista.
Risco permanece durante a tarde
A MetSul alerta que as rajadas de vento ainda podem ser por vezes fortes a intensas no Leste de São Paulo ao longo da tarde desta quarta-feira. O cenário mantém alto o risco de novas quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e danos a estruturas, especialmente na capital e na Grande São Paulo.
Autoridades municipais e estaduais monitoram a situação e recomendam que a população evite transitar sob árvores, placas de propaganda e fiação elétrica, além de buscar abrigo em caso de ventania.
Deixe seu Comentário
0 Comentários