Campanha Papai Noel dos Correios inicia temporada com 350 mil cartas atendidas em 2024
Iniciativa de 36 anos permite adoção de pedidos de crianças em vulnerabilidade social por padrinhos voluntários.
A campanha Papai Noel dos Correios começou a receber cartas endereçadas ao bom velhinho para a edição de 2025. A iniciativa, que completa 36 anos, já atendeu mais de 7 milhões de cartinhas ao longo de sua história. No ano passado, foram atendidas 350 mil cartas em todo o território nacional.
O projeto é voltado para crianças em situação de vulnerabilidade social, estudantes de escolas públicas até o 5º ano do ensino fundamental e de instituições parceiras. Após o envio, as cartas podem ser "adotadas" por funcionários dos Correios ou por qualquer pessoa que queira participar como padrinho ou madrinha.
Como funciona a adoção das cartinhas
Para adotar uma cartinha, é necessário visitar uma agência dos Correios participante ou acessar a plataforma oficial da campanha, o Blog do Noel. Após escolher uma carta, o voluntário deve entregar o presente embrulhado com a cartinha original colada na parte externa do pacote, em uma das agências participantes. Os Correios solicitam que os padrinhos cadastrem CPF ou CNPJ para controle das adoções.
A regra principal é que as cartinhas sejam escritas à mão, para estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. A equipe dos Correios avalia cada mensagem e, em seguida, as disponibiliza nas agências e no site. Caso a criança queira enviar a mensagem por meio digital, é necessário enviar uma foto da cartinha feita à mão.
Critérios de segurança e participação
Os Correios não distribuem os presentes diretamente nas residências das crianças, para evitar possíveis fraudes. A equipe de análise não seleciona cartinhas que contenham endereço, telefone ou fotos dos remetentes, visando preservar a segurança. A identificação ocorre apenas no cadastro e não é informada aos padrinhos.
Para participar, cada criança pode enviar apenas uma carta. O cadastramento exige o CPF da criança e pode ser feito diretamente nas agências ou no Blog do Noel. No envio digital, é preciso enviar uma foto ou o documento digitalizado da cartinha, com tamanho máximo de 3Mb.
As informações sobre datas, locais e horários dos pontos de adoção estão disponíveis no site oficial da campanha. A iniciativa se mantém como uma das principais ações sociais de final de ano no país, conectando voluntários a crianças que escrevem seus pedidos ao Papai Noel.
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