Publicidade

A melhor maneira de conseguir um emprego é se aproximar da empresa antes que a vaga sequer seja anunciada publicamente. A afirmação é da coach de carreira veterana Laura Labovich, que recomenda a construção de relacionamentos dentro das organizações de interesse como estratégia principal para quem busca recolocação.

Segundo Labovich, fundadora da Career Strategy Group, uma empresa de recolocação na área de Washington, DC, esperar para se candidatar após a publicação do anúncio pode ser tarde demais. "A maneira de vencer é não se candidatar. Entre antes que tenham a vaga aberta. Faça conexões. Torne-se um insider", disse ela ao Business Insider.

Processo seletivo lotado e chances mínimas

Publicidade

O conselho ganha relevância diante da realidade competitiva do mercado. Uma vaga de emprego corporativa atrai, em média, 250 candidatos, de acordo com dados do Glassdoor de 2025. Desse total, apenas quatro a seis pessoas costumam avançar para a etapa de entrevistas, e apenas uma recebe a oferta final.

Rick Wargo, sócio-gerente da prática global de tecnologia da empresa de recrutamento Boyden, reforça o valor de uma indicação. "Uma apresentação calorosa é sempre a melhor maneira de conduzir uma busca por emprego", afirmou. Ter alguém que possa mostrar seu currículo a um recrutador ou gerente de contratação é "vale seu peso em ouro", completou.

Estratégia de networking proativo

Labovich orienta que os candidatos identifiquem onde desejam trabalhar, examinem sua rede de contatos em busca de conexões com a organização e comecem a construir relacionamentos internos com bastante antecedência. O contato inicial, segundo ela, deve ser feito com perguntas como "Como você gosta do seu trabalho?", "Como você gosta da organização?" e "Como você chegou onde está?".

Se o contato for com alguém em posição hierárquica mais alta, potencialmente um futuro gestor, o pedido deve ser menor. "Você não quer dizer 'eu quero um emprego', porque se você está chegando até eles cedo, ainda não há vaga", explicou. A recomendação é buscar conselhos, insights, recomendações e indicações.

Dados comprovam a eficácia

A estratégia tem respaldo em números. Enviar uma mensagem a um gerente de contratação quase triplica a chance de ser contratado, de acordo com relatórios do LinkedIn. Wargo usa uma analogia para defender a proatividade: "Você não vai consertar o telhado quando está chovendo".

Para Labovich, fazer conexões dentro de uma organização é uma das melhores maneiras de navegar em um processo de contratação que muitas vezes parece "totalmente quebrado". Ela critica a abordagem de candidatura em massa e resume: "A maneira de se candidatar a um emprego hoje em dia é não se candidatar a um emprego".