A juíza Jennifer Schecter, da Suprema Corte do Condado de Nova York, recomendou nesta quinta-feira que o youtuber MrBeast e a empresa Virtual Dining Concepts (VDC) busquem um acordo para evitar um julgamento que poderia expor "roupa suja" de ambas as partes. Apesar da sugestão, a magistrada decidiu que os dois processos judiciais movidos um contra o outro podem prosseguir.
O conflito envolve a MrBeast Burger, uma parceria de entrega de lanches iniciada em 2020 entre o maior criador de conteúdo do YouTube, Jimmy "MrBeast" Donaldson, e a VDC. A sociedade foi marcada por tensões sobre pedidos mal preparados e disputas por controle do negócio.
Processos Cruzados e Danos Reputacionais
Em julho de 2023, a empresa de Donaldson processou a VDC, alegando que o contrato era injusto e havia manchado a reputação do youtuber, conhecido por seu conteúdo filantrópico e familiar. A VDC respondeu com uma ação própria, acusando Donaldson de abandonar um negócio promissor e descumprir obrigações contratuais, como participações em promoções.
Durante a audiência de uma hora e meia, o advogado de MrBeast, Steven Marenberg, argumentou que as reclamações sobre os hambúrgueres causaram um dano "sistêmico e profundo" que poderia impactar "irreparavelmente" a marca do influenciador. A juíza considerou as evidências sobre avaliações negativas no Yelp "muito convincentes", mas se disse "muito cética" de que elas causariam um "dano material e irreparável à marca MrBeast nessas circunstâncias".
Questão das Royalties e Sugestão de Compra
Um ponto central da disputa são os royalties sobre as vendas. A VDC afirma que a equipe de MrBeast instruiu a empresa a reinvestir sua parte dos royalties no negócio. Já o lado do youtuber alega ter direito ao pagamento agora que a parceria desmoronou.
A juíza Schecter incentivou as partes a pensarem em uma solução comercial, como uma compra da participação, em vez de uma batalha legal custosa. "Se eles não suportam mais um ao outro, deveriam pensar em uma compra da parte. Pode ser caro, mas, no final das contas, talvez seja isso que ambas as partes devam querer", afirmou.
Próximos Passos e Fascínio Judicial
Com a decisão da juíza, os casos estão aptos a seguir para julgamento. A VDC disse, por meio de nota, que "aguarda com expectativa o nosso dia no tribunal". Os representantes de MrBeast se recusaram a comentar.
A magistrada também admitiu certo fascínio pelo caso envolvendo o maior youtuber do mundo e sua empreitada mal-sucedida no ramo alimentício. "Não é chato", declarou. Enquanto isso, o advogado da VDC, Shawn Rabin, contra-argumentou na audiência, alegando que MrBeast queria desvalorizar o negócio para "comprá-lo por um preço baixo" e assumir seu controle.