Tarcísio e autoridades celebram 134 anos da ROTA e destacam Marco Legal do Crime
Evento reuniu governadores e presidente da Câmara, que exaltaram queda de indicadores criminais e nova legislação.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou nesta segunda-feira (1º) da solenidade pelo 134º aniversário do 1º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) "Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar" (ROTA). O evento, que também contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), serviu para celebrar a corporação e destacar a aprovação do Marco Legal do Combate ao Crime Organizado.
Durante a cerimônia, o deputado e ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), formalizou sua exoneração do cargo, que agora é ocupado por Osvaldo Nico Gonçalves. Derrite, que foi relator do projeto do Marco Legal na Câmara, elogiou a nova legislação. "De fato, é a mais dura legislação no combate ao crime organizado aprovada na história do nosso Congresso Nacional", afirmou o deputado.
Autoridades enaltecem queda da criminalidade e nova lei
Em seu discurso, o governador Tarcísio de Freitas relacionou os avanços em segurança pública ao progresso do estado. "Hoje a gente pode celebrar os menores indicadores criminais da nossa história. Menor indicador de homicídios, de latrocínios, de roubos em geral e de roubo de cargas", declarou. Ele citou o lema da bandeira nacional para reforçar seu ponto: "não há progresso sem ordem".
O presidente da Câmara, Hugo Motta, responsável por indicar Derrite como relator do Marco Legal, afirmou que a aprovação da matéria, conhecida como PL Antifacção, atende a uma demanda popular. "A Câmara dos Deputados está atenta a essa demanda, que passa a ser a principal cobrança do povo brasileiro", disse Motta.
Operação no Rio e contexto histórico da ROTA
Tarcísio também fez referência à Operação Contenção, realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, parabenizando o governador Cláudio Castro. "As forças de segurança do Rio mostraram que não haverá território inexpugnável, [em] que o estado não entre", afirmou.
O 1º Batalhão de Choque, onde está sediada a ROTA, no bairro da Luz, em São Paulo, foi criado em 1891. A ROTA, por sua vez, foi instituída em 1970. Apenas em 2024, a corporação prendeu 202 criminosos, apreendeu 1,2 tonelada de drogas, abordou 18 mil pessoas e realizou mais de 30 operações.
Ao final do evento, medalhas foram entregues às autoridades presentes e a oficiais reformados da ROTA, marcando a celebração dos 134 anos da unidade policial.
Deixe seu Comentário
0 Comentários