As fortes chuvas que atingiram a capital paulista e a Grande São Paulo nesta segunda-feira (19) deixaram cerca de 130 mil residências sem energia elétrica. O temporal, que também afetou o litoral paulista, provocou dezenas de ocorrências de quedas de árvores, desabamentos e deslizamentos, mobilizando a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
Por volta das 21h30, a Enel, empresa responsável pela distribuição em 23 cidades da região, contabilizava 128,7 mil unidades consumidoras sem luz. O número chegou a superar 132 mil unidades trinta minutos antes. A Defesa Civil Estadual já havia emitido alerta para a ocorrência de chuvas fortes.
Ocorrências em São Paulo e região metropolitana
O Corpo de Bombeiros registrou, entre 14h e 18h, 31 chamados para quedas de árvores e 15 para desabamentos na capital e na região metropolitana. A Defesa Civil estadual, atuando das 7h às 19h, atendeu a 15 quedas de árvore (3 na Zona Leste, 2 na Zona Norte, 6 na Zona Sul e 4 na região Centro-Oeste), 11 desabamentos (2 na Zona Leste, 4 na Zona Norte e 5 na Zona Sul) e 7 chamados para deslizamento (3 na Zona Leste e 4 na Zona Sul).
Chuva intensa no litoral paulista
O temporal também atingiu a Baixada Santista e o Litoral Norte, com chuvas que variaram de moderadas a forte intensidade. A Defesa Civil emitiu alerta para chuvas e ressaca na região. Os maiores acumulados de chuva em 12 horas foram registrados em Peruíbe (171mm), Itanhaém (156mm), Praia Grande (108mm), São Vicente (105mm) e Bertioga (102mm).
Em São Sebastião, as rajadas de vento chegaram a 60 km/h. Em Ilhabela, um motociclista foi atingido pela queda de uma árvore na Estrada do Castelhanos e precisou ser socorrido pelos bombeiros. No Guarujá, uma árvore de grande porte caiu sobre a fiação na Avenida São Jorge, no bairro Pae Cara, exigindo a atuação da Defesa Civil municipal para corte e desobstrução.
Monitoramento e previsão para as próximas horas
Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, foi registrada queda de árvore com deslizamento de terra na Avenida Santa Cruz, sem vítimas ou residências atingidas. As equipes municipais de Defesa Civil realizaram monitoramento preventivo em áreas de risco.
Para as próximas horas, a previsão da Defesa Civil Estadual indica que o tempo permanecerá instável sobre boa parte do Estado de São Paulo. Estão previstas pancadas de chuva isoladas, com moderada a forte intensidade, que podem vir seguidas por raios e ventos, especialmente no setor norte e no litoral paulista, com destaque para a Baixada Santista e Litoral Norte. As temperaturas devem entrar em declínio devido ao resfriamento noturno.