Publicidade

O TikTok garantiu sua continuidade nos Estados Unidos após fechar um acordo que cria uma joint venture de maioria americana, atendendo às exigências da lei de 2024 que ameaçava banir o aplicativo. O CEO global, Shou Chew, comunicou a "ótima notícia" aos funcionários nesta quinta-feira, agradecendo pela "resiliência" da equipe.

A nova empresa, chamada TikTok USDS Joint Venture LLC, foi estabelecida em conformidade com uma ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump em 25 de setembro de 2025. O acordo é o desfecho de uma batalha jurídica e política de mais de um ano e meio, que começou sob a primeira administração Trump, em 2020.

Estrutura do acordo garante controle de dados

Publicidade

O consórcio de investidores, liderado pela Oracle, Silver Lake e MGX, detém agora pouco mais de 80% da nova entidade norte-americana. A principal função deste grupo será garantir a segurança dos dados dos usuários dos EUA, a moderação de conteúdo e a confiança e segurança na plataforma.

A controladora chinesa ByteDance manterá aproximadamente 20% de participação na joint venture. Além disso, a empresa conservará o controle de linhas de negócios-chave do TikTok, como comércio eletrônico, marketing e publicidade, que serão gerenciadas por uma nova subsidiária chamada "TT Commerce & Global Services LLC".

Vitória após longa disputa legal

O fechamento do acordo representa a conclusão de uma saga de meio século para o TikTok nos EUA. O aplicativo perdeu seu desafio legal contra a lei "Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act" na Suprema Corte há um ano. Sua operação em 2025 só foi possível devido a uma série de ordens executivas do presidente Trump, que optou por preservar a plataforma.

Shou Chew continuará comandando o TikTok globalmente, enquanto o executivo de confiança e segurança, Adam Presser, foi escolhido pelo conselho da joint venture para supervisionar as operações nos Estados Unidos. Em memorando, Chew instruiu todos os funcionários a continuarem seguindo os protocolos de privacidade de dados, garantia de conteúdo e segurança já estabelecidos.

Impacto no mercado e próximos passos

O acordo é uma grande vitória para o TikTok, o ByteDance e os novos investidores americanos – um grupo que inclui figuras como Michael Dell. A empresa anunciou que mais de 200 milhões de americanos agora usam a plataforma para entretenimento, aprendizado e crescimento de negócios.

Para garantir a continuidade da experiência global, a interoperabilidade entre os sistemas será crítica, permitindo que os 7,5 milhões de empresas americanas no TikTok continuem alcançando clientes ao redor do mundo. A joint venture operará sob salvaguardas definidas para proteger a segurança nacional através de proteções abrangentes de dados e algoritmos.