Publicidade

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou, em uma publicação na rede social Truth Social na sexta-feira (31), sua intenção de indicar Brett Matsumoto para o cargo de comissário do Bureau of Labor Statistics (BLS), a agência federal responsável pelas principais estatísticas trabalhistas do país. A nomeação encerra uma busca de meses por um substituto para Erika McEntarfer, demitida por Trump em agosto após a divulgação de um relatório de empregos que ele contestou.

O cargo de comissário do BLS, que tem um mandato de quatro anos, está vago desde então e é o único cargo de indicação política na agência, que conta com aproximadamente 2 mil funcionários. A confirmação de Matsumoto dependerá de aprovação pelo Senado americano.

Trajetória acadêmica e profissional no BLS

Publicidade

Brett Matsumoto é um economista de carreira com ligações profundas com a agência que pretende comandar. De acordo com seu perfil no LinkedIn, ele possui graduação e mestrado pela Universidade de Delaware e doutorado em economia pela Universidade da Carolina do Norte, concluído em 2015.

Desde então, Matsumoto trabalha no BLS como economista-chefe de pesquisa supervisor. Ele é autor de vários artigos acadêmicos que cobrem temas como gastos do consumidor e medição da inflação. Nos últimos doze meses, ele esteve em exercício no Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.

Indicação anterior fracassada e contexto polêmico

Antes de Matsumoto, a Casa Branca havia indicado EJ Antoni, economista da fundação conservadora Heritage, para o cargo. A indicação foi posteriormente retirada após ficar claro que Antoni não tinha apoio suficiente para ser confirmado pelo Senado.

A demissão da comissária anterior, Erika McEntarfer, ocorreu após a divulgação de um relatório de empregos que mostrou um crescimento fraco. Na ocasião, Trump alegou, sem apresentar provas, que os dados haviam sido manipulados politicamente. O episódio abalou a confiança pública na agência, que deve manter um caráter apartidário.

Reações e perfil discreto nas redes sociais

Em sua publicação no Truth Social, Trump expressou confiança de que Matsumoto tem a expertise para "RAPIDAMENTE corrigir a longa história de problemas no BLS em nome do povo americano". A indicação recebeu apoio inicial de alguns economistas.

Claudia Sahm, economista-chefe da New Century Advisors, publicou no X que Matsumoto é uma "excelente escolha". Skanda Amarnath, diretor-executivo da Employ America, ecoou o sentimento, descrevendo o indicado como "uma pessoa muito ponderada que entende os detalhes técnicos da medição e estimativa de dados".

Matsumoto mantém um perfil discreto nas redes sociais. Uma conta no Facebook em seu nome mostra que sua foto de perfil já foi uma imagem com Ivanka Trump em agosto de 2020. Sua foto de perfil mais recente o mostra ao lado de um gato rajado.